quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Continuação do Estudo Recolhe Minhas Lágrimas (III Parte)


III. DEUS ENXUGA AS LÁGRIMAS.
Porque se só visse e dissesse, olha ele está chorando, isso não adiantaria muito, mas ele
enxuga as lágrimas.
No livro do Apocalipse a Bíblia diz: “ELE enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá
mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”
. (Ap. 21.4).
Houve um homem que chorou muito no Antigo Testamento, ele era um adolescente e os
irmãos não gostavam dele, pensaram primeiro em matá-lo, depois acharam que não valia nem a pena matar e o venderam como escravo. Ele tinha alguns valores morais e resolveu se pautar por eles e quando rejeitou o assédio sexual de uma mulher, ele foi parar na cadeia e lá fez amizade com algumas pessoas.

Pediu que elas se lembrassem dele e um sujeito que ele
ajudou se esqueceu dele e o tempo se passou.
A história deste homem, e você já sabe que estou falando de JOSÉ. Mas ao longo do sofrimento deste homem nós encontramos uma profunda expressão: “
e o Senhor era com José, e o Senhor estava com José.”
Não parece, porque a coisa está ruim, mas o Senhor estava com

José e este homem acaba saindo da masmorra para ocupar o segundo posto do país, ele sai para ser o governador do
Egito. Agora não mais como um adolescente rejeitado, ele será o,salvador dos irmãos e do pai, não mais como alguém na masmorra, mas como alguém com toda a autoridade de mando este
homem tem as suas lágrimas enxugadas.
E em Gênesis 41.51-52 fala-se que quando nasceu seu primeiro filho, José o chamou de Manassés, pois disse: “Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos, e de toda a casa de meu pai.” Ao segundo chamou-lhe Efraim, pois disse:
“Deus me fez próspero na terra da minha aflição.”
Dois filhos com duas mensagens: Deus me fez esquecer e Deus me fez próspero.
Estar como escravo, parar numa prisão e sair de lá para ser o
segundo homem do país é preciso realmente muito a graça de Deus. Não estava Deus vendo o que estava acontecendo
com ele? O Senhor era com José. E depois esta declaração sua: Deus me fez esquecer.
As recompensas que Deus tem para dar àqueles que nele confiam são muito maiores do que
os dissabores que enfrentamos. Deus me fez prosperar. O caminho que Deus tem para avançarmos, progredirmos é muito maior do que o que nos amarrou atrás. O que está sendo dito é isto: Deus tem muito mais para dar do que o mundo tem para nos afligir de dores.

Deus me fez esquecer, Deus me fez prosperar. Você pode imaginar quantas lágrimas José derramou? Podemos imaginar um adolescente com saudade do pai, porque quando ele encontra os irmãos, anos depois, os irmãos não o reconhecem, ele faz uma pergunta, vosso pai vive? Saudade do irmão caçula.
Não tendes um irmão menor? Como está ele? Mas Deus viu, Deus guardou e Deus enxugou.
Uma das lições mais ricas que podemos aprender na Bíblia é que Deus não é uma força, uma energia cósmica, um olho dentro de um triângulo, não é uma pirâmide, mas é um Deus pessoal
que ama os homens, entra nas suas vidas, deseja participar delas, pode enxugar as suas lágrimas, pode transformar, modificar a sua vida. A sua vida pode ser mudada e mudada para sempre.
Voltemos ao Salmo. Embora esta passagem seja muito bonita “...recolhe as minhas lágrimas no teu odre, acaso não estão anotadas em teu livro?” a idéia mais forte do Salmo aparece nos versos 4,10 e 11.
Veja comigo:
“Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?” (Sl .56.4).
“Confio em Deus, cuja palavra louvo, no SENHOR, cuja palavra louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?” (Sl. 56.10-11).
É como se ele estivesse dizendo, me fizeram chorar, chorei muito, tive muitas lágrimas mas eu confio neste Deus, louvo este Deus, ponho a minha confiança nele, o que os mortais podem
me fazer? E repete: “neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei, que me pode fazer
o homem?”.
Eu quero terminar a nossa reflexão fazendo a você algumas perguntas: Você tem lágrimas?
Talvez visíveis, escorrendo pela face, dentro, no coração.
Você tem a face sombria, tem vontade de chorar, sente que a vida está uma bagunça, desorganizada, precisando ser mudada?
O Salmo 27 diz assim: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio, de quem terei medo?” (Sl. 27.1).
E no verso 14 ele diz assim: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” (Sl.
56.14). Se você chora DEUS quer secar as suas lágrimas, Ele
vem notando, vem fazendo anotação de cada sofrimento, de cada crise e de cada sofrimento, mas Ele quer enxugar e parar com isto.
Você não vai encontrar alívio espiritual, conforto e nem poder para mudar a sua vida fora do evangelho, os ídolos não podem nada, diz o texto que já lemos, mas Deus pode, ele vê, ele seca, e ele deseja participar da sua vida.
Nesta manhã eu quero pedir que você deixe DEUS secar as suas lágrimas, entrar na sua vida, transformá-la. Quero convidá-lo a confiar nele de todo o coração, a entender que a sua vida
pode mudar e que sem ele a vida não vale a pena de se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário